13 found
Order:
  1.  12
    Niilism and technology: an exploration from Leo Strauss and Andrew Feenberg.Itamar Soares Veiga - 2024 - Griot 24 (1):124-137.
    This article deals with the topics of nihilism and technology within the horizon of Western societies. More precisely, we research what is the most determining element in the relationship between nihilism and technology. To develop this research, we seek a concept of nihilism that is integrated into the scenario that emerged after the modern era, therefore integrating not only the 20th century, but also the 21st century. This concept is achieved through consideration of the effects of historicism according to Leo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Foucault e o Aufklärung: duas interpretações sobre Kant.Itamar Soares Veiga - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023012.
    _Resumo_: este artigo analisa a interpretação de Foucault sobre Kant com o foco na complexidade das relações entre o trabalho filosófico, em geral, e o mundo concreto. O escopo do artigo é delimitado por esta análise de Foucault, especialmente, sobre dois textos de Kant: _O que é o iluminismo? _e _Antropologia de um ponto de vista pragmático_. Investiga-se a possibilidade de um acesso a um espaço anterior a qualquer orientação ética específica, deslocando-se, assim, do conjunto de elaborações éticas da tradição (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    A biopolítica no parque humano de Sloterdijk.Itamar Soares Veiga - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (39):777.
    Este estudo trata da crítica que Sloterdijk faz ao humanismo e a Heidegger em seu livro Regra para o parque humano uma resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo. Essa crítica se desenvolve contra a concepção do humano como animal rationale de origem humanista, e contra a uma onto-antropologia imputada à Heidegger por Sloterdijk. O desenvolvimento mostra que elementos de domesticação e seleção persistem desde a Antinguidade e hoje se apresentam sob novas formas. A proposta de Sloterdijk é a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Filosofia e interdisciplinaridade: elementos a partir da atitude filosófica.Itamar Soares Veiga - 2006 - Conjectura: Filosofia E Educação 11 (2):91-102.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  20
    Heidegger E Hume: Mundo fenomênico E mundo prático.Itamar Soares Veiga - 2015 - Synesis 7 (2):42-56.
    Este artigo trata sobre as possíveis aproximações entre a filosofia de Heidegger e a filosofia de Heidegger. Essas aproximações são desenvolvidas em função do mundo cotidiano. Busca-se esclarecer quais são as dificuldades envolvidas no estudo de ambos os autores, quando a intenção visa diretamente o ser humano, sendo esses elementos identificados com cotidiano. Na primeira e na segunda parte apresentam-se os dois autores e na terceira parte é realizada uma interface através da filosofia de Tugendhat. Nela se destaca a crítica (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  20
    Mundo como depósito - uma abordagem heideggeriana.Itamar Soares Veiga & Marcelo Lucas Cesco - 2015 - Doispontos 12 (1).
    resumo: Este artigo tem como foco a influência e o domínio da tecnologia no nosso mundo atual. Através de um acompanhamento da reflexão de Heidegger sobre a técnica, buscamos responder a seguinte questão: o mundo, tomado como subsistência, é ele próprio o resultado de uma visão de mundo? Para alcançar uma resposta, primeiramente interrogamos os delineamentos de mundos, a partir do tema das visões de mundo. Encontramos, assim, o tema da postura humana enquanto elemento principal. Em segundo lugar, acompanhamos a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    O confronto de Heidegger com O “motivo matemático” da metafísica moderna.Itamar Soares Veiga - 2011 - Synesis 3 (2):36-52.
  8.  9
    O direcionamento humano: uma breve contribuição da filosofia e uma leitura do mundo técnico.Itamar Soares Veiga - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):139-155.
    This article is about the conception of “us” or that identifies the set of humans and highlights them ahead others living beings. Thus, a discourse about “us” always needs a base of support and points in a direction. This point implies, even if minimally, a direction of the human being projected in a future. To discuss about this human direction and would verify as its characteristics, in the first section we expose some opinions of philosophy through contributions of Heidegger and (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. O homo sacer de Agamben E a perspectiva biopolítica sobre Heidegger.Itamar Soares Veiga - 2017 - Synesis 9 (1):80-97.
    Resumo : este artigo analisa a apropriação que Agamben faz das concepções heideggerianas de facticidade e Ereignis. Esta apropriação é analisada dentro do escopo da obra Homo Sacer. O desenvolvimento destas duas seções busca responder a seguinte pergunta: como se explica a passagem da ontologia para dentro da filosofia política em Agamben? Para responder esta pergunta, na primeira seção, busca-se compreender uma ampliação possível dos problemas da dominação da técnica. Na segunda seção, estes problemas são submetidos a uma perspectiva biolítica (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    O prólogo de A condição humana e a pergunta de Arendt: “o que estamos fazendo”?Itamar Soares Veiga - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):280-293.
    este artigo aborda algumas passagens do prólogo de A condição humana de Hannah Arendt e destaca algumas projeções sobre o futuro. O propósito da investigação é acompanhar a pergunta da autora sobre o que “estamos fazendo”? Este acompanhamento assinala que as realizações científicas daquela época, em meados do século XX, circunscreveram o contexto de fundo da autora. Mas, passados mais de meio século, esta pergunta feita por Arendt motivada pelas realizações científicas, deve ser recolocada em um contexto mais atualizado. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  35
    Sobre a distinção argumentativa entre a área da lógica e a ética.Itamar Soares Veiga - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):147-162.
    Esta investigação trata da diferença entre as áreas da filosofia, mas essa diferenciação necessita de uma forma plausível e não dogmática em seu proceder. Para encontrar uma forma de diferenciar cada área interna da filosofia, utilizou-se uma comparação inicial com as ciências e se buscou oprocesso argumentativo como um fator principal de diferenciação. Isso se expressa mais diretamente no problema de pesquisa, que visa a investigar se as diferentes áreas filosóficas também possuem diferentes processos deargumentação. A relevância desta investigação se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Um estudo de antropologia filosófica e educação.Itamar Soares Veiga - 2007 - Conjectura: Filosofia E Educação 12 (1):87-104.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  10
    Viventes, dispositivos e os processos de subjetivação segundo Agamben.Itamar Soares Veiga - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):411-427.
    Este artigo trata sobre a filosofia de Agamben com o enfoque no tema dos processos de subjetivação. A investigação busca responder a seguinte interrogação: o que significam tais processos para Agamben? Compreende-se que Agamben possui uma definição diferente daquela usada por Focault. Assim, a exposição recupera elementos relacionados aos processos de subjetivação. Entre estes elementos estão os dispositivos e o sujeito. Através da análise dos dispositivos, mostra-se que Agamben amplia o conceito, primeiramente elaborado por Focault, inserindo-o na análise do mundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark